Não deixe de se cadastrar
Circovírus - A Doença do Bico e das Penas

Arquivos
Circovírus (Doença do Bico e das Penas)
O circovírus é o agente causador da circovirose em aves, e ela é considerada exótica aqui no Brasil. Ela é normalmente comum em psitacídeos, e causa a doença do bico e das penas. A doença é muito contagiosa e causa morte nas aves contaminadas. Ela pode se manifestar com sintomas em dois quadros clínicos distintos, o quadro agudo e o crônico. Porém, existe o quadro silencioso, onde a ave infectada não apresenta sintomas, sendo assim, considerado assintomático.
No quadro agudo da doença, as aves jovens são as principais afetadas durante sua primeira muda de penas. Quando isso ocorre, as aves as penas se alteram, por conta do enfraquecimento dessas aves. Além das penas, os ossos também podem ser afetados, podendo dobrar ou mesmo partir. No quadro crônico, as principais aves afetadas possuem até 3 anos. Quando essas aves são infectadas, suas penas sofrem alterações durante a muda, elas enrolam e ficam com formato estranho, suas cores sofrem alterações. Seus bicos ficam inflamados, e isso causa grandes dores as aves.
A disseminação da doença se dá por meio das penas e o pó das plumas de descamação, das secreções do papo, ou mesmo das fezes. A contaminação pode ocorrer por inação ou ingestão de partículas do vírus. Quando a ave apresenta um quadro clínico compatível com o descrito, é indispensável o diagnóstico laboratorial. Pois será por esse meio que terá completa certeza da contaminação, além de diagnosticar quadros precoces e silenciosos, podendo monitorar com maior veracidade grupos de psitacídeos.
Infelizmente não há tratamento para a circovirose. Para evitá-la, recomenda-se quarentena antes de incluir aves novas em criadouros, ou mesmo em casa, além de uma higiene higorosa, para evitar principalmente a disseminação do agente transmissor.