Eimeria spp. + Isospora spp.
MÉTODO - detecção qualitativa dos ácidos nucleicos por PCR.
TIPOS DE AMOSTRA - fezes frescas ou swab de cloaca coletados em dias alternados (materiais sem conservante e swab com material coletado aparente); sangue em papel filtro tipo FTA.
É possível realizar o exame em pool (mais de um tipo de amostra, sem custo adicional).
ARMAZENAMENTO E ENVIO - manter o material em geladeira, temperatura entre 2 e 8ºC. Enviar sob refrigeração, por sedex ou transportadora.
TRATAMENTO - Coletar a amostra de preferência antes de qualquer tratamento.
ESPÉCIE - bovina e ovina.
PRAZO - 1 dias útil.
Coccídios são protozoários do gênero Eimeria, Isospora e Cryptosporidium, que parasitam uma grande variedade de animais. Eimeria parasita aves domésticas e selvagens, porcos, bovinos, ovinos, caprinos e coelhos; Isospora parasita cães e gatos (a doença é muito rara em cavalos). A coccidiose é causada principalmente por coccídios do gênero Eimeria que infectam preferencialmente células intestinais dos ruminantes. Estes animais são parasitados por um grande número de espécies de Eimeria que apresentam acentuada especificidade em relação ao hospedeiro.
A coccidiose dos ruminantes é essencialmente uma doença de animais jovens que se caracteriza por alterações gastrintestinais. Em bezerros a doença se caracteriza por diarréia de sangue, desidratação, anorexia, apatia e perda de peso. A forma mais severa se manifesta por diarréia sanguinolenta intensa, enfraquecimento rápido e alta taxa de mortalidade. A severidade da coccidiose depende da quantidade de oocistos esporulados ingeridos. A severidade da coccidiose depende da quantidade de oocistos esporulados ingeridos.
PESQUISAS RELACIONADAS
- Isospora em aves tratamento
- Coccidiose bovina tratamento
- Coccidiose tratamento
- Coccidiose calopsita tratamento
- Qual o melhor remédio para coccidiose em aves
- Remédio caseiro para coccidiose em aves
- Coccidiose calopsita sintomas
- Coccidiose bovina transmissão